Total de visualizações de página

sábado, 3 de março de 2012

Dica de saúde: Tomar refrigerante prejudica a saúde?

dica-de-saude-tomar-refrigerante-prejudica-a-saude


O refrigerante tem como ingredientes o açúcar (nos diet e light, adoçante), água gaseifi cada, extrato de noz de cola ou suco (de laranja ou limão) ou extrato vegetal de guaraná, cafeína, e pelo menos sete aditivos químicos, que o leitor pode conferir na parte posterior da embalagem.
A água gaseifi cada é uma mistura de água e gás carbônico (CO2).
Na hora de fechar a embalagem do refrigerante é inserida uma dose extra de gás carbônico, procedimento que torna o líquido mais ácido.
Em 350 mililitros de refrigerante há em média 39 gramas de açúcar branco.
A dose diária de açúcar recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 50 a 75 gramas.
Ou seja, o valor diário de açúcar branco é facilmente ultrapassável porque muitos alimentos têm açúcar escondido, o que leva a um consumo alto que pode provocar infecções, cáries, osteoporose, baixa imunidade, diabetes, etc.
As plantas noz de cola e guaraná, contêm metilxantinas, por isso são consideradas estimulantes do sistema nervoso central.
Aditivos químicos na forma de antiespumantes, espessantes, corantes artifi ciais, reguladores de acidez, realçadores de sabor, conservantes, sequestrantes, entre outros, são usados sob regulamentações técnicas que determinam níveis de segurança para todas essas substâncias, sem, no entanto estabelecerem um consumo individual seguro do refrigerante.
Hoje, a oferta de refrigerantes é enorme, com os mais variados sabores e cores, além de uma propaganda que convence pessoas a consumir um produto nutricionalmente pobre, e por esse motivo suas calorias são chamadas de “vazias”.
Prefira, então, sucos naturais de frutas, água de coco e a própria água.
Sucos de frutas, são recomendados porque ofertam inúmeras vitaminas, minerais e antioxidantes para o bom funcionamento do organismo, o que ajuda a evitar doenças relacionadas à má nutrição.
A água de coco, porque tem pouca gordura e calorias, nenhum colesterol e um equilíbrio natural de sódio, potássio, cálcio e magnésio, é uma bebida eletrolítica saudável.
A água potável está envolvida em todas as funções das células, órgãos e sistemas; nenhuma substância é mais abundante no corpo do que ela (70 % das substâncias corporais são compostas de água).
A quantidade necessária de líquidos varia de pessoapara pessoa, porém recomenda-se para o adulto que a ingestão seja de cerca de 30 a 40 mililitros por quilo de peso ao dia.
Para uma pessoa de 65 quilos, equivale à ingestão de dois litros e meio de água (inclui, é claro, todos os líquidos ingeridos no dia).

Como diminuir a vontade de comer doce !!!!!

Dificuldade em diminuir o doce pode ser resolvida adotando novas atitudes
Uma questão recorrente é sobre como diminuir a ingestão de doces para que possa ser atingido o objetivo de peso. Abaixo, selecionei as questões mais comuns. Se essa é a sua dificuldade, confira as dicas a seguir.
1- Algumas pessoas não conseguem passar um dia sem chocolate ou algum outro tipo de doce. Existe alguma dependência física em relação ao açúcar? Por que algumas pessoas são mais "vulneráveis" a ele? É uma questão psicológica?
Há alguns estudos que indicam que o chocolate e os doces podem trazer sintomas semelhantes à dependência encontrada nas drogas como, por exemplo, uma elevada sensação de bem estar seguida de culpa. Por outro lado, há especialistas que não concordam com esse tipo de associação de dependência ao doce já que ele não produz os sintomas típicos, por exemplo, de abstinência como os encontrados na dependência à bebida alcoólica e outras drogas. Assim, o desejo de consumir doces e o não controle durante a ingestão deles está relacionado ao hábito e à alta palatabilidade que esses alimentos apresentam.

2- Quais atitudes são boas táticas iniciais para se livrar do hábito de comer doce? É melhor cortar os doces de vez ou diminuir as porções aos poucos? Listar algumas dicas e explicar como elas ajudam a diminuir a vontade de comer doce.
Se o hábito é ingerir os doces diariamente, não se deve cortar de vez a ingestão deles já que essa atitude iria trazer a sensação de elevada privação, aumentando o risco de descontrole, levando ao excesso. Abaixo, algumas dicas:
- faça um diário alimentar registrando todos os alimentos e quantidades ingeridas. Isso mostrará a freqüência e o volume de doces ingeridos, identificando rapidamente os períodos do dia em que está mais vulnerável aos doces e, também, as possíveis causas. Por exemplo, fazer restrições durante o dia pode levar a um maior consumo e doces no período da tarde.
- faça uma diminuição gradativa na freqüência de ingestão de doces. Se os ingere diariamente, passe a 5 vezes por semana. De 5 vezes por semana para 3 vezes por semana. De 3 vezes por semana, para 1 vez por semana.
- identificado o período em que sente mais vontade de comer doces, não fique sem ingerir nenhum alimento. O objetivo é reduzir a ingestão de doces e não deixar de comer nenhum alimento. Opte por outros alimentos menos calóricos ou que apresentem nutrientes mais saudáveis. Por exemplo, se consome chocolate à tarde, substitua-o por uma fruta predileta ou por uma barrinha de cereais.
- não faça nenhum tipo de barganha alimentar. Pular refeições ou ingerir um volume muito pequeno de alimentos para poder, mais tarde, comer o doce, fará com que a fome se acumule, levando a escolher os alimentos de preferência. Se a fome for grande, o descontrole é certo.
- evite deixar estocados doces e chocolates. Isso evita o descontrole e a perda da percepção da quantidade que está sendo ingerida.

3- Substituir os doces prediletos por sobremesas permitidas na dieta é um bom plano? Dar exemplos de substituições que matam a vontade e não somam muitas calorias à dieta.
Os doces devem ser substituídos por outros alimentos com menor valor calórico e com qualidade nutricional elevada. Assim, alimentos ricos em carboidratos como as frutas são as melhores opções. Inicialmente, pode-se utilizar gelatinas, pudim ou flan light que apresentam uma menor quantidade calórica e, gradativamente, serem inseridas as frutas já que, normalmente, pessoas que ingerem elevada quantidade de doces não possuem o hábito de incluir frutas na alimentação.
4- O que não é aconselhável fazer? Resistir ao máximo às tentações pode fazer com que a vontade se acumule, por exemplo. Mais alguma atitude pode ter o efeito inverso?
Duas atitudes não são aconselháveis: uma pular refeições para poder ingerir os doces. A segunda é tentar excluir o chocolate de uma hora para a outra. É importante evitar situações que levem à sensação de privação já que isto pode levar à desistência e ao excesso de consumo do doce, perdendo a noção do limite.

5- Algum nutriente influencia no desejo por alimentos doces? Por exemplo: depois de comer alimentos gordurosos, o organismo sofre alguma reação que faz com que a vontade por doces apareça? Ou essa relação entre os nutrientes não existe?
Não se evidencia nenhuma relação entre a ingestão de determinados nutrientes encontrados na alimentação com o desejo de ingerir doces. O que se sabe é que o chocolate apresenta pequenas quantidades de algumas substâncias que podem estar relacionadas com o desejo e o prazer que ele proporciona. Essas substâncias são o triptofano que está relacionado com a síntese de serotonina, e os estimulantes teobromina e cafeína.

Roberta Stella
Nutricionista responsável
CRN3 9788

http://www.jovem7.com/

quinta-feira, 1 de março de 2012

Perguntas que uma Moça deve fazer antes de casar!!!!

Antes de dar a mão em casamento, deveria toda mulher indagar se aquele com quem está para unir seu destino, é digno. Qual é seu passado? É pura a sua vida? É o amor que ele exprime de caráter nobre, elevado, ou é simples inclinação emotiva? Tem os traços de caráter que a tornarão feliz? Poderá ela encontrar verdadeira paz e alegria na afeição dele? Ser-lhe-á permitido, a ela, conservar sua individualidade, ou terá de submeter seu juízo e consciência ao domínio do marido? Como discípula de Cristo, ela não pertence a si mesma, foi comprada por preço. Pode honrar as reivindicações do Salvador como supremas? Serão conservados puros e santos o corpo e a alma, os pensamentos e propósitos? Essas perguntas têm influência vital sobre o bem-estar de toda mulher que se casa. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 119.
Faça surgir as perguntas: Ajudar-me-á esta união na escalada para o Céu? Aumentará meu amor a Deus? E aumentará minha esfera de utilidade nesta vida? Se essas reflexões não apresentarem nada em contrário, então prossiga, no temor de Deus.
Pág. 24
O verdadeiro amor é uma planta que precisa ser cultivada. Que a mulher que deseja uma união pacífica e feliz, que quer escapar a futuras misérias e tristezas, indague, antes de entregar suas afeições: Tem meu pretendente mãe? Qual é a qualidade do caráter dela? Reconhece ele suas obrigações para com ela? Tem consideração para com os seus desejos e sua felicidade? Se ele não respeita nem honra a mãe, porventura manifestará respeito e amor, bondade e atenção para com a esposa? Passada a novidade do casamento, continuará a amar-me? Será paciente com os meus erros, ou crítico, despótico e ditatorial? A afeição verdadeira passará por alto muitos erros; o amor não os distinguirá. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 105.
Receba a jovem como companheiro vitalício tão-somente ao que possua traços de caráter puros e varonis, que seja diligente, honesto e tenha aspirações, que ame e tema a Deus. A Ciência do Bom Viver, pág. 359.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Espantando o mal humor

 
espantando-o-mal-humor


Todo mundo se sente triste de vez em quando, de mau humor, deixa-se dominar pela ira e fica remoendo rancores. Afinal, são reações inevitáveis diante de tantas frustrações ao longo da existência.
Porém esses sentimentos não devem persistir por muito tempo, pois comprometem a capacidade de sentir prazer e de dar respostas adequadas às mais diversas situações. É necessário mudar o disco e reverter o quadro, para evitar que esses sentimentos se instalem de forma permanente.
Veja algumas medidas simples podem ajudar nessas situações:

1- Afastar-se dos chatos
. Quem está numa fase vulnerável deve passar longe dos fofoqueiros, dos que vivem reclamando e de quem adora julgar os outros. Já as pessoas de bem com a vida atuam como renovadoras de forças.
2- Permanecer aqui e agora. O futuro é um projeto e o passado já se foi. O momento presente é tudo o que temos e deve ser o principal foco da vida. Se a nossa energia estiver focada em outro tempo, há grande possibilidade de perdermos as chances que se apresentam.

3- Desconfiar dos próprios dramas.
Não se leve tão a sério. Às vezes, rir de si mesmo é o melhor remédio. As dificuldades são encaradas sob uma nova perspectiva quando existe bom humor.
4- Limpar a área. Não varra a sujeira para baixo do tapete. Engolir a raiva e as mágoas é pior, pois um dia elas acabam reaparecendo, numa forma e num momento impróprios. O melhor é não deixar as divergências se acumularem, esclarecendo os fatos para que as tensões desapareçam. Um diálogo franco e tranquilo pode ser um ótimo remédio.

5- Redigir cartas.
Escreva suas mensagens de mágoa, indignação ou cobrança – o que seja, mas não as envie. Guarde-as por alguns dias e depois as releia e decida se o destinatário merece ou não recebê-las. Isso ajuda a discernir se o problema é seu ou do outro, e pode poupá-lo de cometer injustiças e aumentar desavenças.
6- Dar um tempo. Se o trabalho ou alguém está deixando você aborrecido, saia de cena. Siga sua rotina, porém não se exponha. Assim você terá um tempo para entender suas emoções e se reestruturar para lidar melhor com a situação.
7- Cantar. Não importa onde – em grupo, sozinho ou debaixo do chuveiro. Cantar ajuda a liberar emoções, além de ser um ótimo exercício respiratório e de relaxamento da musculatura corporal e da mandíbula.

8- Fazer coisas prazerosas.
Realizar atividades que dão prazer apenas durante as férias ou feriados não contribui muito para uma vida feliz. É importante realizar diariamente coisas simples que dêem prazer, de preferência em benefício próprio.
9- Fazer exercícios. Escolher uma modalidade de exercícios, como dançar, nadar, correr ou caminhar. É bom lembrar que só fazemos por muito tempo aquilo que nos dá prazer. Os exercícios, praticados regularmente, estimulam a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar e por outros benefícios para o corpo.
10- Permitir-se mimos. Um passeio só com as amigas, um café num lugar agradável, um domingo em que você acorda bem mais tarde, uma sessão de massagem relaxante. O importante é que esses mimos tenham o efeito de dar satisfação.
Todas essas medidas podem melhorar o ânimo e a disposição para enfrentar as situações do dia-a-dia com mais humor e prazer. Cada pessoa poderá adotar muitas outras medidas. Para isso é necessário descobrir o que provoca a sensação de reduzir o estresse. É preciso utilizar todas as ferramentas disponíveis para viver melhor com os outros e consigo mesmo.

http://www.jovem7.com/

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

NÃO FIQUE DE FORA DESSE MAGNÍFICO MOMENTO!!!!!.

Que nossa alma se dilate e eleve, a fim de que Deus nos possa proporcionar um hausto da atmosfera celeste. Podemo-nos conservar tão achegados a Deus que, em cada inesperada provação, nossos pensamentos para Ele se volvam tão naturalmente como a flor se volta para o Sol.

"Ellen White"

Treinamento via Satélite – 03 de março

Brasília, DF … [ASN] O evangelismo integrado em 2012 é o tema de uma grande capacitação via satélite e pela web que acontece no próximo dia 3 de março, com transmissão em português e espanhol. Segundo o pastor Everon Donato, diretor deMinistério Pessoal da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países sul-americanos, a ideia é que principalmente membros de congregações adventistas e outros simpatizantes entendam como vão funcionar as ações e como podem se envolver. “Vamos apresentar vídeos, histórias impressionantes e orientações com ênfase nos programas Amigos de Esperança, do dia 31 de março, e da Semana Santa, de 1º a 8 de abril”, destaca Donato.
A sequência das ações evangelísticas tem início dia 24 de março com a megadistribuição de mais de 50 milhões de livros A Grande Esperança. Já no dia 31 de março é a data em que na maioria das igrejas adventistas abre suas portas para receber, com programação especial, amigos e simpatizantes nos templos. De 1º a 5 de abril, as mensagens especiais de Semana Santa serão apresentadas nos lares e nos pequenos grupos e, de 6 a 8, o encerramento será nas igrejas.
Uma das histórias que será apresentada na capacitação vem do Rio de Janeiro. Trata de uma senhora que, durante vários anos, percebia que havia um templo adventista perto de sua casa e desejava fazer parte da comunidade. Somente depois de encontrar com um membro adventista, que passava pela rua, resolveu abordá-la e acabou convidada para a programação de Amigos da Esperança naquele ano. O resultado foi seu batismo e o desejo de continuar compartilhando a Bíblia Sagrada com outras amigas.
A capacitação do evangelismo integrado 2012 acontece dia 3 de março, sábado, às 15 horas (horário de Brasília) em português e, às 17 horas (horário de Brasília), em espanhol através do Canal Executivo da Novo Tempo, que é captado por antenas parabólicas nas igrejas adventistas sul-americanas.
Participações de pastores como Erton Köhler, líder sul-americano adventista, Luís Gonçalves (apresentador do programa Arena do Futuro, da TV Novo Tempo) e Ivan Saraiva, orador do programa Está Escrito (da TV Novo Tempo) Interessados em assistir gratuitamente devem procurar o templo adventista mais próximo de suas casas ou acessar o link. [Equipe ASN, Felipe Lemos]